terça-feira, 27 de novembro de 2018

A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DO MARANHÃO: intersecção entre arte e design têxtil

Artigo A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND
DO MARANHÃO: intersecção entre arte e design têxtil foi publicado na Revista Educação Gráfica editada pelo Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, Campus de Bauru.
Pesquisa realizada por Regiane Caire Silva com apoio da FAPEMA e UFMA.

Resumo

A pesquisa iniciou-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), com o objetivo de entender a procedência da serigrafia sobre tecido de Pablo Picasso chamada Tauromaquia, 1950. A obra faz parte da Coleção Assis Chateaubriand doada em 1968 para constituir o museu regional maranhense e levou vinte anos para chegar a São Luís. A investigação ocorreu em documentos sobre a origem e trâmite da Coleção Assis Chateaubriand, análise da obra Tauromaquia, bibliografia sobre a produção gráfica e têxtil do artista espanhol. Mediante os dados obtidos deduz-se que a serigrafia Tauromaquia teve origem no projeto de apoio financeiro feito por Picasso ao recém-inaugurado Institute of Contemporary Arts (ICA) de Londres, e seu provável nome seja Bulls and Sunflowers. Os fatos levantados revelam elementos desconhecidos pelo MHAM e apontam a inserção pregressa de Picasso no design têxtil, momento em que o artista passa a fornecer desenhos e pinturas para estamparias em meados do século XX.
Palavras-chave: Coleção Assis Chateaubriand; Design Têxtil; Museu Regional do Maranhão; Pablo Picasso; Serigrafia.

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