quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

 DOAÇÃO DE PRENSA XILOGRÁFICA

Em janeiro de 2023, nosso projeto de extensão recebeu um presente precioso, uma prensa xilográfica.  O doador é o artista maranhense Wal Paixão que declarou no dia 24 de janeiro de 2023 " a DOAÇÃO de minha prensa xilográfica ao grupo de extensão A IMAGEM SOBRE O PAPEL, aprovado pela Câmara de Pesquisa – UFMA, em 26/12/22, coordenado pela professora Dra Regiane Aparecida Caire da Silva, do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, de forma definitiva, irrevogável e irretratável, sem quaisquer ônus ou encargos. A prensa ficará no “Casarão Azul”, local onde ocorrem a pesquisa e a extensão dos cursos de artes da referida universidade."

Essa prensa imprimiu muitos trabalhos  do Wal (eu tenho três), foi nela que o artista começou no mundo gravura para não largar mais. Hoje ele vive integralmente para seu trabalho, o que me dá muito orgulho, pois no  início de sua carreira, ele participou  da minha primeira versão da extensão, em 2015. Espero que meus alunos se inspirem nele.




Agora temos três prensas:  de metal/xilo, de serigrafia  (esta eu trouxe de Sampa, trabalhei  muito nela fazendo gravuras) e a de xilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário