segunda-feira, 27 de setembro de 2021

II JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ARTES VISUAIS - UFMA - 2020

 Com a COVID-19 o ano de 2020 foi  estranho e triste. Quando retornei de Portugal em 26 de Janeiro de 2020, cheia de ideias para desenvolver ao longo do ano, em março, tivemos que mudar todos os planos. Mas nem por isso paramos as atividades da pesquisa e do ensino, no segundo semestre voltamos em modo remoto realizando, inclusive, a nossa Jornada.

II JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ARTES VISUAIS - de 30/11 a 04/12 de 2020.



Participantes sob minha orientação,  da pesquisa A imagem gráfica na Coleção Artur Azevedo: estudo dos processos de impressão e da conservação preventiva do papel; e do Trabalho de Conclusão do Curso TCC

1- Elementos gráficos e gravuras na Revista L’Art du Théâtre: investigações de elementos e técnicas encontradas na revista

Ana Lúcia Lopes de Sousa

Orientadora: Dra. Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas técnicas observadas de impressão e elementos gráficos que constituem a revista francesa L'Art du Théâtre do ano de 1903. Esta revista faz parte do acervo da Coleção Arthur Azevedo – que está sob a guarda do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado do Maranhão. O objetivo é entender o colecionismo de Arthur Azevedo através das gravuras, revistas e jornais presentes no acervo e adquirir com o estudo conhecimento dos processos gráficos e artísticos utilizados no período. O estudo de caso, contará com análises de gravuras encontradas na revista e suas respectivas técnicas de reprodução da imagem, de elementos gráficos que constituem as páginas impressas e apontar suas variações e variedades dentro da mesma publicação. Esta primeira investigação destina-se a criar repertório visual e referencial e assim, conferir visibilidade para o material presente no acervo e construir os primeiros passos para a documentação e entendimento das técnicas gráficas.

Palavras-Chave: Revista L'Art Du Théâtre. Gravuras. Elementos Gráficos. Coleção Arthur Azevedo.

2- A conservação preventiva no acervo Arthur Azevedo: constituição e principais patologias do suporte papel

Fabiane Sousa Moura; Francinete Ferreira dos Santos

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

Pensando acerca da durabilidade de obras sobre papel e na importância de discutir conservação preventiva, a seguinte pesquisa pretende fazer um estudo sobre essas temáticas na Coleção Arthur Azevedo. Levando em consideração que o acervo em questão é composto por obras sobre papel, se torna necessário o conhecimento sobre a concepção do papel e suas principais patologias para futura análise do acervo, e desenvolvimento de material sobre o tema. É importante ressaltar a importância da preservação, conservação e acondicionamento deste patrimônio material fonte de memória e história. Para isso, nosso objetivo é estudar a importância da conservação preventiva, as técnicas construtivas do papel, e os principais fatores de degradação do documento gráfico, fatores físicos, ambientais, químicos, biológicos e humanos. A metodologia para o desenvolvimento até o momento está sendo por meio de pesquisa bibliográfica, foram consultadas bibliotecas virtuais e outros trabalhos (teses, mestrado, vídeo-aula).

Palavras-chave: Conservação Preventiva. Papel. Coleção Arthur Azevedo.

3- A fotogravura de Victor Frond na Coleção Arthur Azevedo e sua contribuição na iconografia do século XIX

Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

Este trabalho é resultado de pesquisa em andamento e que tem como escopo a imagem impressa no século XIX. A investigação acontece na Coleção Arthur Azevedo que faz parte do acervo artístico–cultural pertencente ao Governo do Maranhão, possui gravuras que integram parte da produção da imagem impressa naquele século, contribuindo com as coleções iconográficas oitocentistas do Brasil. Entre os artistas escolhidos pelo colecionador Azevedo tem-se o fotógrafo e pintor francês Victor Frond(1821-1881) cuja técnica associada ao seu nome é a Fotogravura. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa discorrendo sobre os motivos que impulsionaram sua vinda para o Brasil; conhecer os trabalhos como fotógrafo e editor; situar o interesse de Arthur de Azevedo pelas suas fotogravuras. E por fim, apresentar as fotogravuras como processo híbrido de reprodução da imagem e identificar se essa técnica foi utilizada em São Luís, capital considerada uma das melhores em relação às produções editoriais na segunda metade daquele século.

Palavras-chave: Impressão gráfica. Coleção Arthur Azevedo. Fotogravura. Victor Frond.

4- Os retratos de Sisson na Coleção Arthur Azevedo

Suane Maria Soares de Moraes Souza

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo a obra “Galeria dos Brasileiros Ilustres”, de autoria do  artista, editor e litógrafo francês, Sebastien Auguste Sisson (1824-1898). O escopo deste trabalho é identificar quais são as personalidades ilustres retratadas pelo artista presentes na  vasta coleção de gravuras que compõem o acervo da Coleção Arthur Azevedo, de propriedade  do Governo do Estado do Maranhão. Sabe-se que Arthur Azevedo colecionou retratos em gravuras do Sisson, dessa maneira pretende-se entender as escolhas feitas por Azevedo. Bem  como, identificar as técnicas de reprodução da imagem, principalmente a litogravura, utilizada  por Sisson e seus contemporâneos no século XIX. A metodologia utilizada, preliminarmente,  será na edição digitalizada da Obra de Sisson e compreender o processo do seu trabalho gráfico  e artístico nos dois volumes. Posteriormente, a análise será na Coleção Arthur Azevedo.  Pretende-se compreender a importância do artista Sisson no meio gráfico, suas produções e das  personalidades retratadas por ele neste período.

Palavras-chave: Coleção Arthur Azevedo. Sisson. Litografia. Século XIX.

5- Coleção Arthur Azevedo: Museologia e colecionismo no limiar dos séculos XIX-XX 

Amanda Moraes; Valéria Pereira (egressas do curso)

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

Propõe-se nesta pesquisa compreender como surgiram as primeiras coleções em meados dos séculos XVI – XVII conhecidas como “gabinete de curiosidades ou maravilhas”, refletir como se configuraram as primeiras formações museológicas pela Europa e, concomitantemente, sobre o hábito de colecionar. Esse estudo preliminar dará embasamento no tema colecionismo para compreendermos o papel de Arthur Azevedo como colecionador. Dessa maneira, fazemos um paralelo com o histórico da Coleção Arthur Azevedo, em que o acervo é composto por gravuras, pinturas, livros, revistas e recortes de jornais contendo textos e ilustrações, adquiridos por Arthur Azevedo até 1908, ano de sua morte no Rio de Janeiro. Obtida pelo Governo do Estado do Maranhão em 1910, considerada um valioso patrimônio artístico-cultural está sob a guarda do Palácio dos Leões. O estudo será bibliográfico com levantamento de dados e de cunho qualitativo e, posteriormente, na própria coleção. 

Palavras-chave: Colecionismo. Museologia. Coleção Arthur Azevedo.

OUTROS TEMAS - TCC

6- Acervo museal, pesquisa e ensino de artes: proposta metodológica de pesquisa e ensino por meio da serigrafia de Cícero Dias do Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Flávia Rodrigues dos Santos

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

Este trabalho discorre sobre a doação de 49 obras da Coleção do Banco Central do Brasil à Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão em 1996, para completar a coleção Artur Azevedo do Museu de Artes Visuais do Maranhão- MAV. As gravuras encontram-se sob a guarda do Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM. O seu conhecimento ocorreu por meio da catalogação e análise física de obras em 2018, desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “O papel na Arte no Maranhão: originais e gravuras”. Identificou-se as obras, o processo de doação e as técnicas artísticas praticadas, a investigação foi realizada na reserva técnica do MHAM. Objetivou-se utilizar os resultados das análises para contribuir com o setor museológico da instituição e fomentar o conhecimento sobre a coleção, propondo o uso de metodologia de ensino no intuito de interligar museu e escola, com ênfase nas serigrafias de Cícero Dias (1907-2003) artista do Modernismo brasileiro presente na coleção em questão.

Palavras-chave: Coleção Banco Central do Brasil. Cícero Dias. Ensino de Arte.


7- O audiovisual através de lentes femininas: um olhar sobre a produção e a participação de mulheres no cinema maranhense

Ester Pereira Serra

Orientação: Profª. Drª. Patricia Kely Azambuja

Coorientação: Profª. Drª. Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

O audiovisual por meio dos seus códigos de linguagem assumiu ao longo do tempo um papel importante na construção e desconstrução de estereótipos acerca da imagem da mulher na sociedade. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa que tem como objetivo compreender a presença da mulher no processo de realização fílmica em São Luís. Devido à escassez de informações no levantamento bibliográfico preliminar, utilizamos a análise documental da programação dos festivais Guarnicê e Maranhão na Tela nos anos de 2014 a 2019 como ponto de partida para mensurar a participação de mulheres na equipe técnica dos filmes. Além do mais, propomos como etapa complementar, utilizando a entrevista narrativa, o envolvimento com as vivências de algumas dessas mulheres, não necessariamente através da análise do conteúdo de suas produções disponíveis na programação dos festivais, mas de suas experiências pessoais, expectativas atuais e visões de mundo.

Palavras-chave: Mulher. Audiovisual. Cinema maranhense. 

8- O museu e a escola: a relação do estudante maranhense de educação básica com o museu histórico e artístico do maranhão

Maria Raimunda Santos Rabelo de Oliveira

Orientação: Profª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva

Resumo:

Este trabalho se dedica a discorrer sobre a temática museu e educação sobretudo a relação do estudante maranhense com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), bem como compreender em que circunstâncias essas visitas acontecem e os objetivos em faze-las. A pesquisa é de caráter exploratório, contendo fontes primárias (documentos do museu) e secundárias, métodos qualitativos e quantitativos e aconteceu em duas etapas, optou-se por uma pesquisa documental no livro de registro de visitantes do MHAM, onde foram analisados os anos de 2013 a 2017, o perfil do público frequentador tendo como foco estudantes visitantes sobretudo o percentual de estudante maranhense que frequenta esse espaço. Diante dos dados apresentados verifica-se que o estudante maranhense não tem hábito em visitar o Museu e é levado por meio da escola. A pesquisa tem por finalidade colaborar com estudos sobre a temática ainda pouco explorados nos museus maranhenses, discutindo possíveis caminhos para uma educação museal mais sólida.

Palavras-chave: Educação museal. Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Estudantes maranhenses.

 

PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA JORNADA COM TOTAS AS APRESENTAÇÕES  

ACESSE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário