quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

14º SEMINARIO NACIONAL DE HISTORIA DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA

Participação e apresentação de trabalho no 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia que ocorreu de 8 a 11 de outubro 2014  na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
O trabalho apresentado foi A tradição dos manuscritos na imagem impressa da botânica no século XIX


Resumo 
Para estudiosos da imagem impressa o século XIX é um celeiro de técnicas com possibilidades singulares. Não existe ruptura, processos de impressão “emprestam” tecnologia para o desenvolvimento de outros. Um caso relevante é a fotografia que mudou de maneira irremediável a impressão gráfica a partir do século XX; foi através da litografia e sobre matrizes de impressão (madeira, metal, pedra) que o processo fotográfico apoiou seus primeiros  experimentos, até se tornar uma técnica independente.

No estudo realizado sobre a imagem da botânica em livros impressos do século XIX, nos deparamos, após análise minuciosa das técnicas de impressão, que existe, ainda, uma forte ligação do livro impresso com iluminuras dos manuscritos. Mostramos que no período existiu além da gravura iluminada, conhecida desde o século XV, também a “pintura com gabarito impresso” termo utilizado pela autora, onde a técnica de impressão é um gabarito e está totalmente escondia sob camada da tinta aplicada manualmente. O resultado é uma pintura quase única,  original, e não uma gravura onde a reprodução quantitativa e igualitária é conseguida. Aponta-se como o reconhecimento das técnicas de impressão pode  embasar a conclusão: que em pleno aquecimento da indústria livreira encontramos pinturas  feitas - uma a uma - em edições impressas da botânica.



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