quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Seminário Internacional de História da Arte - O universo Cultural da Obra de Arte

Participação e apresentação de trabalho no Seminário Internacional de História da Arte História e Cultura, Gênero Artístico Processo Artístico: O universo Cultural da Obra de Arte que ocorreu nos dias 28,29 e 30 de Outubro de 2014, no Memorial Minas Vale em Belo Horizonte - Organização Prof. Dr Magno Melo da UFMG


Resumo
Considera-se neste trabalho, a imagem impressa nos livros de botânica como documento de pesquisa quanto a técnica artística na forma da gravura, desde a reprodução em preto e branco até a colorida. Índice multiplicador e disseminador do registro visual - a gravura -  pode reproduzir  originais de desenho ou pintura   em livros desde o surgimento da imprensa até  os princípios da impressão mecânica. Entre os mais usuais meios de multiplicação destacam-se a xilografia, calcografia, litografia, stipple, fotogravura  - recursos  utilizados do século XV até o final do XIX.  Em relação à cor por um longo  período foi aplicada manualmente até ser totalmente impressa.
No início do século XX encontramos  novas possibilidades gráficas com a descoberta da fotografia responsável, principalmente,  pela mudança do processo de impressão – não mais manual - que culminou, no decorrer de varias experiência, com o processo do offset. A partir de então, a impressão passa a ser totalmente mecânica inclusive a  impressão das cores. Nesse momento,  encerra-se o processo artesanal da reprodução  da imagem nos livros, no entanto, a gravura não cai no esquecimento como técnica obsoleta,  passa a ser explorada como recurso independente, criativo e artístico até a atualidade.
Para compreender  esse período faz-se neste trabalho  um  resumo do percurso da gravura  e suas especificidades com recorte em cinco séculos - do preto e branco ao colorido – encontradas nos livros de botânica.
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Cartaz do Evento:

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